sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Todos somos gagos, diz fonoaudióloga


Este conteúdo faz parte de Alternativa Saúde.
Veja tudo de Alternativa Saúde no site do GNT »

Entenda o motivo

Muitas teorias tentam explicar as causas da gagueira. Alguns acreditam que ela pode ser uma patologia hereditária ou uma confusão entre pensamento e comunicação - quando se pensa rápido demais e a elaboração das frases fica prejudicada. Outros ainda culpam o bilinguismo na época do desenvolvimento infantil como causa para o problema.

De acordo com a fonoaudióloga e professora de voz Rose Gonçalves, a teoria que mais faz sentido é a de Pedro Bloch. “Para ele, o problema se instala a partir de uma repressão no momento da aquisição da linguagem pela criança.Eu acredito que todos somos gagos. Mas, convencionou-se dizer que gago é aquele que tem um maior número de bloqueios na fala. Também podemos dizer que a pessoa é disfêmica, ou seja, que tem uma confusão na fluência. Mas todos nós tropeçamos e bloqueamos, inclusive a professora de voz”, explica. 

Na contramão do preconceito, a professora de voz finaliza com a dica: “Se todos temos problemas na fala, quando alguém tem um maior número de bloqueios, é preciso ouvir mais, falar mais e ter mais calma para que a comunicação flua melhor”.

Contato
Rose Gonçalves (Fonoaudióloga e preparação de voz)
Telefone: 9989-4969 / 2438-315
rose-goncalves@ig.com.br
Fonte:
http://gnt.globo.com/saude/dicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário