quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Para os amantes da manteiga

A manteiga é feita a partir de nata batida. Fonte das vitaminas lipossolúveis A e D, a manteiga contém 15 mg de cálcio por 100 g. Também apresenta alto teor de gordura saturada: 67% da quantidade total, além de muitas calorias (727 kcal a cada 100 g).
Pesquisas indicam que a gordura natural presente na manteiga não tem efeito adverso no nível de colesterol no sangue como ocorre com as gorduras trans artificiais em diversas margarinas. Portanto, um pouco de manteiga numa alimentação saudável não é ruim e não há nada que se compare ao sabor proporcionado por ela.

1 - Compre manteiga de boa qualidade – o sabor, a cor e a consistência serão superiores. A nata usada para fazer a manteiga é geralmente tratada com cultura láctea, o que confere mais sabor ao produto.
2 - O sal eleva o tempo de conservação da manteiga na geladeira.
3 - Convém guardar a manteiga numa mantegueira coberta ou na própria embalagem, dentro da geladeira. Se for mantida em temperatura ambiente, derrete, fica rançosa e terá de ser descartada.
4 - A manteiga congela bem. A que contém sal pode ser mantida no freezer por até 3 meses, e a sem sal, por até 6 meses.
5 - Na hora de passar manteiga, espere até que o produto fique na temperatura ambiente. Se a manteiga estiver mais mole, você passará uma quantidade menor sobre o pão.
6 - A manteiga queima quando submetida a altas temperaturas. Por esse motivo, não é muito usada sozinha para fritura. A maioria dos cozinheiros mistura a manteiga com óleo na hora de fritar. (Fonte: Ovos, Leites e Queijos da série Coma Bem, Viva Melhor – Reader’s Digest)
Fonte:
http://br.mulher.yahoo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário