quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O que é intolerância à lactose?

Grande parte da população mundial não consegue digerir o açúcar presente no leite (lactose) por uma deficiência de lactase, enzima responsável pela quebra da lactose no sistema digestivo. A lactose não digerida permanece no intestino e pode provocar problemas de saúde a longo prazo.
Pessoas que apresentam essa característica em geral evitam a ingestão de leite. A lactose encontra-se no leite em si – no de vaca, cabra, ovelha – e nos seus derivados. Alguns indivíduos com intolerância à lactose aceitam melhor o leite de cabra e de ovelha do que o de vaca.
O leite acidófilo – leite pasteurizado de vaca no qual são reintroduzidas as bactérias lactobacillus – é mais fácil de digerir do que o leite de vaca comum e constitui uma alternativa para quem sofre desse problema. Alguns queijos como brie, edam e pecorino contêm quantidades mínimas de lactose e, por esse motivo, podem ser consumidos com mais facilidade.
Se você acha que tem intolerância à lactose, consulte um médico antes de fazer mudanças na sua alimentação. (Fonte: Ovos, Leites e Queijos da série Coma Bem, Viva Melhor – Reader’s Digest)

Nenhum comentário:

Postar um comentário