terça-feira, 9 de agosto de 2011

Sob o signo da mãe

Os astros revelam o que você aprende com a sua mãe e o que ensina, ou ensinará, a seus filhos
Ilustrações Caio Borges

    Dizem que cada um tem a mãe que precisa. Embora o papel dela seja fundamental para a nossa formação psicológica, nem sempre compreendemos o significado das mensagens que ela envia nem os métodos que usa para nos educar.
    Como várias lições não são evidentes - se dão por meio de atitudes e gestos em geral inconscientes -, às vezes só conseguimos avaliá-las quando olhamos para trás. Aí cai a ficha e percebemos, por exemplo, que uma mãe muito rígida pode, por contraste, ensinar o valor da flexibilidade; e aquela que exige que a filha raspe o prato e vista o casaquinho está, a seu modo, mostrando quanto é importante uma mulher saber se cuidar e se proteger. "Tudo isso pode ser entendido mais facilmente se a gente examinar o signo materno", diz IZABEL CHRISTINA, astróloga de CLAUDIA. "Entre outras coisas, a análise permite um resgate amoroso e o fortalecimento dos vínculos."  Para aproveitar ao máximo este horóscopo especial que Izabel montou, leia primeiro o signo da sua mãe. Depois, para saber como você é - ou será - com os seus filhos, veja o seu signo.

    Mãe ARIANA

    21/3 A 20/4
    Desde cedo, ela garante que o filho nasceu para ser líder da própria vida e que é o legítimo herdeiro da energia guerreira dela. Portanto, nunca permite que ele desperdice tal força e faz o impossível para que aprenda a usá-la. Apóia a cria incondicionalmente, levandoa a realizar seu potencial. Instintivamente, aponta a importância da auto-afirmação, da autonomia e do jogo de cintura para encarar as circunstâncias da vida - assim, a prole saberá lidar com imprevistos. Corre o risco de ser considerada impaciente ou precipitada, mas essa é sua maneira de estimular o gosto pela iniciativa. Por mais impetuosa que seja, oferece uma bagagem valiosa para os filhos se transformarem em pais e mães estimulantes.Inspirando-se no modelo materno, eles também podem mostrar à família que a vida deve ser encarada com coragem e confiança. 

    Mãe TAURINA


    21/4 A 20/5
    Com uma boa dose de carinho e guloseimas, ela dá a entender que a vida é a mais pura manifestação da abundância. Embora chame a atenção da prole para o colorido das estações e o sabor dos frutos que cada temporada produz, mostra que ninguém deve se apegar demais a nada disso, lembrando que tudo é passageiro. Mas, como boa taurina, pode se contradizer com atos possessivos e ciumentos. Típica mãe que confere se a garotada comeu direito e pegou o agasalho, ela insiste na autovalorização. Graças aos seus cuidados, os filhos costumam se sentir fortes para construir o que desejarem. A mãe de Touro aplaude a capacidade de materializar projetos, mas nas entrelinhas transmite sua principal lição: a real felicidade não é possuir, e sim poder dar.  
    Mãe GEMINIANA
    21/5 A 20/6
    Falante e curiosa, ela não pára quieta, afirma que a vida é movimento e que ninguém vive sozinho. Por isso, nada melhor que desenvolver a capacidade de expressão e de manter contatos. Apesar da sua aparente indecisão, não cria filhos com dificuldades de fazer escolhas. Eles sabem tomar decisões, porém não sentem medo de se aventurar pelo mundo das divagações, exercitando ao máximo seus dotes intelectuais. A flexibilidade e versatilidade são as dádivas que essa mãe oferece, o que ajuda muito a aceitar os acontecimentos com humor e vivacidade. A mãe geminina ensina sempre que o mundo é grande e que isso é ótimo, pois nos convida a romper fronteiras, buscar o conhecimento e, claro, divulgá-lo. Para ela, é motivo de orgulho ter filhos que espalhem sabedoria e alegria pelos quatro cantos da Terra.
    Mãe CANCERIANA
    21/6 A 21/7
    Essa mulher tem o dom de ensinar o valor do envolvimento emocional - não faz isso com discursos, e sim por meio do carinho e do cuidado com a família, dando atenção ao universo dos sentimentos. Ela fornece raízes seguras para que a árvore filial cresça e frutifique. Algumas vezes parece melancólica: é o seu jeito de afirmar que todos nós somos livres para imaginar, sentir, recordar e nos comover. Investe muita energia na educação da família, mas espera retorno. Desse modo, aprende-se que as relações só sobrevivem se houver troca. Acolhedora, ela tem paciência para escutar, atuando como guia interna dos filhos. Porém, quando se fecha em sua casca de caranguejo (símbolo do signo), mostra quanto é importante saber a hora certa de se recolher e se defender.
    Mãe LEONINA
    22/7 A 22/8
    Regida pelo coração, a imperiosa mãe leonina ensina a importância do amor e da arte para viver bem. Como seu poder de invenção é ilimitado, ela indica quanto é fundamental buscar a auto-realização e desenvolver a individualidade de forma criativa. Vira e mexe, sua face exigente vem à tona, com o intuito de motivar e direcionar a vontade da prole. Tal qual uma leoa na selva, gosta de dar ordens e tenta governar todo mundo, mas, alguns minutos depois, surpreende a família transformando o orgulho em humildade. Nesse momento, aprende-se que muitas rusgas podem ser esquecidas com abraços, beijos, pedidos de desculpas e declarações apaixonadas. Isso não quer dizer que ela desista de sua habitual firmeza: é sua estratégia favorita, que permite ao filhote revelar a própria força e assumir plenamente o próprio destino.
    Mãe VIRGINIANA
    23/8 A 22/9
    Ela jamais descuida dos detalhes e está sempre pronta para indicá-los, pois não tem dúvida de que um quadro genial é feito de pequenas pinceladas. Quando pede que uma tarefa seja executada, analisa minuciosamente o resultado. A mãe virginiana considera que o erro faz parte do aprendizado: ao apontá-lo, tudo o que ela quer é que o filho corrija a rota e não insista no equívoco. Com fama de exigente e crítica, é ótima professora de disciplina e discernimento e espera que, diante de circunstâncias difíceis, a família saiba distinguir o que realmente é importante. Laboriosa, ela não poupa esforços para que os filhos entendam que o planeta é uma grande comunidade: se cada um fizer bem a sua parte e transmitir os ensinamentos, todos sairão ganhando.
    Mãe LIBRIANA
    23/9 A 22/10
    Ela harmoniza os opostos e equilibra as diferenças, mas não admite que um membro de sua família dê de ombros para as necessidades alheias e volte-se exclusivamente para si mesmo. Com uma mãe libriana, os filhos logo descobrem que todos os relacionamentos são de suma importância, não só para o equilíbrio íntimo mas também para o bem-estar geral. Seu forte é a diplomacia - ao colocar panos quentes, demonstra que não vale a pena se exaltar por bobagens. Por outro lado, pode ficar em cima do muro e adiar decisões - o curioso é que suas omissões tendem a provocar na prole o desejo de reagir e de tomar posição. Isso acontece porque ela ensina como compensar o que falta. Regida por Vênus, é vaidosa e tem sensibilidade para as artes, transmitindo lições de bom gosto e refinamento aos filhos.
    Mãe ESCORPIANA
    23/10 A 21/11
    Seu porte misterioso leva os filhos a supor que também possuem alguma força secreta. E, quando tudo parece perdido, a mãe escorpiana revela - com uma fala franca e direta - que tal força consiste na capacidade de transformação e regeneração. Aparentemente dura e com tendências controladoras, essa mulher faz aflorar nos descendentes a capacidade de discernimento e defesa. Em alguns momentos, a escorpiana tem um jeito desconfiado demais. Porém, silenciosamente, ela mostra que a vida vai muito além do aspecto racional e que as mensagens do inconsciente (às quais tem notável acesso) podem nos orientar, sem tanta necessidade de explicação. Com essa guardiã, os familiares compreendem que as crises da vida são oportunidades de renovação.
    Mãe SAGITARIANA
    22/11 A 21/12
    Sua alegria contagiante transmite aos filhos o poder da fé e do conhecimento. Vez ou outra, ela posa de dona da verdade. Porém, logo reafirma que cada um tem a sua e que todas devem ser respeitadas. Sempre ocupada com seus projetos, ruminando idéias e examinando mil probabilidades, essa mãe possui uma visão panorâmica e percepção das necessidades coletivas. Compreende, orienta a prole e ensina que, seja qual for o desafio, é preciso encará- lo com otimismo. A arqueira do zodíaco alimenta em cada um de seus rebentos o desejo de ser grandioso e de saber enxergar longe. Portanto, é um privilégio aprender a manejar o arco com ela, buscando e focando os objetivos. A mãe sagitariana estimula a sonhar alto, mas também mostra a conveniência de dar um passo de cada vez: é assim que se atinge o alvo.
    Mãe CAPRICORNIANA
    22/12 A 20/1
    Mulher íntegra, correta e sempre preocupada, acredita que é possível escalar montanhas e superar quaisquer obstáculos. Sua famosa rigidez faz com que, por oposição, a prole tenha a chance de exercitar a flexibilidade e valorizar o jogo de cintura. Quando se mostra mais fria, sem disposição para paparicos, dá aos filhos a oportunidade de amadurecer e adotar uma postura realista, que vai ajudá-los a perseverar em seus ideais. Mãe zelosa, cerca a família de cuidados, apontando o mérito dos valores estáveis - ela sabe que o que é importante deve ser construído sem pressa. Ao lembrar constantemente os deveres e obrigações de todos, aprimora o senso de responsabilidade de cada um. Suas lições, uma vez assimiladas, geram adultos capazes e competentes.
    Mãe AQUARIANA
    21/1 A 19/2
    De egoísta, ela não tem nada: uma mãe aquariana ensina a viver em grupo e pensar na coletividade. Ela segue à risca os três preceitos da Revolução Francesa - igualdade, liberdade e fraternidade -, mas talvez pareça um pouco indiferente às necessidades subjetivas dos filhos. Inovadora, desprendida e meio extravagante, está sempre um pouco à frente das mulheres de seu tempo. Como confia em suas idéias originais, pode tentar impô-las. De qualquer modo, acaba estimulando na prole o sentimento de que vale a pena se desgarrar do que é velho e se abrir para o desconhecido, sem preconceitos nem regras preestabelecidas. Quem cresce no lar de uma aquariana descobre que respeitar o próximo e conviver pacificamente com as diferenças não é uma utopia política, mas uma possibilidade concreta.
    Mãe PISCIANA
    20/2 A 20/3
    Superdedicada, tem uma capacidade de doação incomum e não mede esforços para adaptar-se a qualquer situação. Por outro lado, vira e mexe perde-se em devaneios e isso pode despertar sentimentos inquietantes nos filhos, levando-os ao desenvolvimento da própria subjetividade. Por ser muito sensível, a mãe pisciana às vezes confunde os próprios sentimentos com os dos familiares e invade-os com sua emotividade. Nesse caso, eles terão uma oportunidade de valorizar os limites e também de se responsabilizar pelas próprias emoções. Embora pareça confusa em relação às coisas práticas, ensina os filhos a serem úteis e a colaborar com todos. Sua lição mais preciosa é mostrar à prole como olhar o mundo e as pessoas de uma perspectiva suave e amorosa.

    Fonte:
    http://claudia.abril.com.br


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário