quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Saiba corrigir o cabelo loiro que deu errado

Livre-se dos efeitos indesejáveis mais comuns, como manchas e o tom alaranjado



por Letícia Gonçalves
Tingir as madeixas de loiro é a opção que faz a cabeça de muitas mulheres. Na hora de fazer esse retoque no visual, entretanto, o máximo de cautela é essencial para evitar resultados indesejados. Alguns deslizes podem fazer com que o loiro radiante vá por água abaixo e o cabelo vá do laranja, verde, com aspecto queimado ou até manchado. E o desastre estético não acontece somente quando você se aventura em casa. Muitas vezes, os resultados no salão de beleza também podem ser problemáticos.

A principal regra para acertar na tintura é procurar ajuda de um profissional capacitado. "Se não conseguir ir a um salão, faça em casa apenas o básico e deixe as mudanças maiores para realizar junto com um profissional", aconselha a cabeleireira Nilse Vilela, proprietária do salão Nilse Vilela Cabelo & Corpo. Veja abaixo outras dicas de como se prevenir e corrigir cada um desses possíveis desastres. 
  • Cabelo laranja - Foto: Getty Images
  • Ressecado - Foto: Getty Images
  • Loiro artificial - Foto: Getty Images
  • Dificilmente os fios ficarão com a cor exata que é apontada na embalagem das tinturas - Foto: Getty Images
  • Para evitar a ação da piscina, use um protetor FPS nos fios - Foto: Getty Images
  • A raiz "virgem" pode atingir um tom diferente das pontas ressecadas e já tingidas - Foto: Getty Images
  • Cabelos muito claros e descoloridos são mais sensíveis e desbotam com mais facilidade - Foto: Getty Images
Cabelo laranja - Foto: Getty Images
Cabelo laranja em vez de loiro
Na hora de descolorir, o cabelo passa por várias nuances até chegar ao tom desejado. O hairstylist Claudio Espíndola, do salão Éclat, explica que quando o "descolorante" é removido antes do tempo o resultado é a cor fica laranja. "O tempo ideal, no geral, é de trinta a quarenta minutos, mas depende de cada pessoa", afirma o profissional. Caso seu cabelo tenha ficado com essa cor, o ideal é tonalizar e tratar, para cobrir o tom alaranjado e evitar o ressecamento e quebra dos fios.

Outro motivo para os fios pendendo para o ruivo pode estra na escolha inadequada do tonalizante. "A escolha correta depende de uma análise para saber as nuances de outras colorações do cabelo, pois isso interferirá no resultado", adverte Nilse. A falta dessa avaliação muitas vezes leva a efeitos diferentes do esperado. Nessas situações, o conselho para atenuar o laranja é usar um bom xampu antioxidante e ampolas hidratantes para a proteção dos fios. Evite tentar passar uma nova tintura no cabelo, pois isso irá desgastá-lo ainda mais.
Ressecado - Foto: Getty Images
Fios ressecados
Se o cabelo parece uma palha, no pior estilo "espiga de milho", é sinal de que foi danificado. "Ás vezes, a cliente faz mechas ou tintura com um cabeleireiro e depois vai a outro profissional, que sem conhecer o histórico de produtos usados nos fios pode facilitar a danificação dos cabelos", conta Claudio. Os descolorantes para clarear as madeixas são muito agressivos e o mínimo de descuido pode causar um desgaste exagerado dos fios.

Aliada a essa química forte, há a ação de sol, piscina, secador em excesso, chapinha e xampus inadequados. Evitar esses agentes ajuda a aliviar o ressecamento. Para minimizar os efeitos, ficam as dicas: faça hidratação pelo menos a cada 15 dias, opte por tratamentos reconstrutores no salão e use xampu sem sal, enriquecido com ativos que agem no interior dos fios.
Loiro artificial - Foto: Getty Images
Loiro muito artificial
A cor final pode ficar muito mais clara que o tom natural de seus fios e da sua pele. Esse caso é mais fácil de corrigir: use um tonalizante com um tom mais escuro que o resultado obtido. Nessas horas, é importante a opinião do cabeleireiro, que já tem experiência para aconselhar qual tom de loiro ficará melhor para você, considerando o tom da sua pele e das sobrancelhas. "Não dá pra escolher um tom igual ao da Jennifer Aniston em uma cliente com a pele muito clara ou morena demais", aponta Claudio. 
Dificilmente os fios ficarão com a cor exata que é apontada na embalagem das tinturas - Foto: Getty Images
Cor diferente da foto na caixa da tintura
O tom de loiro alcançado com a tinta depende de cada caso. A cabeleireira Nilse explica que é preciso avaliar como está o cabelo, qual cor - ou cores - ele possui, há quanto tempo foi tingido e qual é o estado da estrutura capilar, entre outros fatores, como o histórico de tratamentos químicos (alisamento e relaxamento, por exemplo). Portanto, dificilmente os fios ficarão com a cor exata que é apontada na embalagem das tinturas. O ideal é saber qual o resultado da combinação da tintura com o tom do seu cabelo, algo que um profissional está mais apto para fazer. 
Para evitar a ação da piscina, use um protetor FPS nos fios - Foto: Getty Images
Loiro esverdeado?
O tom verde pode aparecer por dois motivos: muito tempo de descolorante no cabelo ou ação do cloro da piscina. No primeiro caso, a solução é fazer uma limpeza de cor no salão, com um produto que tire a coloração. Já para evitar a ação da piscina, use um protetor FPS nos fios. "Coloração em tons avermelhados também pode ajudar a disfarçar o efeito esverdeado", aconselha Nilse. 
A raiz "virgem" pode atingir um tom diferente das pontas ressecadas e já tingidas - Foto: Getty Images
Cabelo loiro, e manchado
Esse resultado indesejado pode acontecer na hora da manutenção da cor, quando os cabelos já estão com tintura, como na hora de retocar a raiz. O cabelo tem uma coloração e o tom da nova tinta não é o mesmo. Também há a diferença de reação de cada parte do cabelo ao receber a tintura. A raiz "virgem" pode atingir um tom diferente das pontas ressecadas e já tingidas.

De acordo com Claudio, o conserto pode dar muito trabalho: "Ás vezes, é preciso fazer uma limpeza de cor, mechas invertidas e até descolorir". Caso o efeito manchado tenha sido leve, o uso de um xampu anti-resíduo poderá ajudar a amenizar as manchas mais suaves.  
Cabelos muito claros e descoloridos são mais sensíveis e desbotam com mais facilidade - Foto: Getty Images
Cor desbotada
Cabelos muito claros e descoloridos são mais sensíveis e desbotam com mais facilidade. As chances também são maiores no verão, por causa do sol, da água e do cloro. Por isso, quanto mais loiro seu cabelo for, maior deve ser o hábito de protegê-lo com filtro solar. "Além disso, procure manter os cabelos sempre hidratados, com xampu sem sal e um bom leave in (creme sem enxague)", lembra Nilse, que também aconselha o banho de brilho, técnica que realça a cor e ajuda a hidratar e dar vida às madeixas. 
Fonte:
http://minhavida.uol.com.br/

4 comentários:

  1. otimas dicas... adorei.. posta mais comentarios.. ex: para arrumar um cabelo loiro com a raiz manchada.raiz escura com o comprimento loiro. fiz um cabelo assim e ficou manchado. como arrumar esse cabelo, deixando a raiz escura e pontas claras? aguardo resposta. obrigada. Deise

    ResponderExcluir
  2. quero fazer luzes num cabelo puxado para o veremelho. a cliente quer luzes nesse cabelo. como ficará a cor das luzes? é possivel fazer e ficar umas luzes = - duradas ou nahum?

    ResponderExcluir
  3. para deixar mechas ou luzes bem clarinhas depois de descoloridas, o segredo é matizar com qual cor de tinta ou...deixar agir o descolorante ate obter o tm desejado como é? obrigada

    ResponderExcluir
  4. apanhei tanto no meu cabelo que estou quase profissional com isso kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir