domingo, 17 de julho de 2011

O poder sedutor do cabelão

Tive cabelo bem curto por vários anos – e adorava. Mas, nos últimos tempos, acabei deixando crescer de novo.  Mais pela vontade de mudar do que por qualquer outra razão. A julgar, porém, pelo depoimento da novaiorquina Mihal Freinquel no site Slate, eu teria outra razão para aderir aos longos: o poder sedutor do cabelão.
Mihal conta que decidiu colocar um aplique longo e loiro e viu os homens – especialmente os mais bonitos – se aproximarem. E sua vida sexual ficar mais movimentada. Traduzi um trecho do relato dela:
“Se minha experiência me informa corretamente, a Mihal de cabelo curto tinha pelo menos um apelo sexual médio, me dando oportunidades suficientes de arranjar encontros, ter sexo casual (na maioria das vezes, satisfatório), escrever textos decentes depois do sexo, e ir seguindo a vida. Depois de colocar minhas longas extensões loiras, me transformei em um presente ultra-feminino para o mundo. Meu sorriso se tornou meigo e charmoso, meu andar se tornou mais sinuoso, e minha cabeça começou a se inclinar sedutoramente sem que eu me desse conta.
(…)
Fui a alguns encontros, tive alguns parceiros. E, correndo o risco de soar como uma traidora do movimento feminista, acredite quando digo que o sexo – o sexo casual especificamente – é um animal diferente quando o cabelo longo é envolvido.  Eu o dobrava, balançava e o tirava do rosto dele e do meu. Quando minhas longas madeiras entravam no meio de nossos beijos leves e molhados, eu as tirava com um sorriso tímido. O sexo oral com o cabelo longo parecia o ato de uma oração sensual. O cabelo longo me fez sentir minha pele mais sedosa! Minhas pernas, mais longas! Os seios? Perfeitos. A celulite? Nenhuma. Senti-me como uma deusa grega, uma estrela pornô e como a agora ao lado, tudo ao mesmo tudo.”
Claro que Mihal está exagerando (ou será que alguém já achou que a celulite sumiu depois de colocar um aplique?), mas não deixa de ter uma certa razão. Quando pensamos em símbolos sexuais, praticamente todas as mulheres que nos vêm à cabeça têm cabelos longos. Brigitte Bardot, Cindy Crawford, Angelina Jolie, Penélope Cruz, Julia Roberts, Gisele Bündchen… Jessica Rabbit, sensualíssima personagem de animação, tem cabelo comprido também, é claro.
Os cabelos longos e ondulados são ícone da feminilidade, remetem ao que é essencialmente feminino, segundo Philip Hallawell, artista plástico e autor de Visagismo – Harmonia e estética (Editora Senac São Paulo). Mesmo que a intenção da mulher não seja ficar sexy, o cabelo longo é imediatamente associado a isso. Assim como o rosa é associado às meninas na infância.
Mihal é um exemplo de como o estereótipo do cabelo comprido – e sexy – está enraizado em nosssa cabeça (sem duplo sentido!). Qual é a sua opinião: é possível ser um símbolo sexual com cabelos curtos? O cabelão tem mesmo todo esse poder sedutor?
Fonte:
http://colunas.epoca.globo.com/mulher7por7/

Nenhum comentário:

Postar um comentário